REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Nádima Andréa Gomes Magalhães
Escola: Municipal Nosso Lar                                   
Teixeira de Freitas -  Polo: 9



REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

Os movimentos dos educadores, na década de 80 do século XX, em defesa da democratização do país, conquistaram espaço na Constituição Brasileira, na LDB n. 9394/96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com a inclusão do princípio de gestão democrática da educação.
Esta requer a descentralização das decisões coletivas, que estimula a formação de Grêmios, Colegiados, Conselhos, Comissões, instituições significativas no desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico, gestor das expectativas e da formação de consensos sobre a educação.   
O Conselho Escolar da Escola Municipal Nosso Lar é atuante, participativo e comprometido e tem uma estreita parceria com a direção da escola, caracterizada pela transparência e objetivos comuns.    Os encontros são planejados visando os interesses da comunidade escolar. As reuniões são democráticas, permitindo a livre manifestação dos anseios dos representantes de todos os segmentos.
No entanto observa-se que a gestão democrática ainda é um processo pouco explorado nas atividades cotidianas dessa escola podendo de certa forma melhorar o seu desempenho. Acreditamos na força da comunidade e por conta disto buscamos revitalizar o Conselho escolar de nossa Escola, pois sabemos de sua relevância dentro de uma unidade escolar que prega a democratização.
Assim sendo, à priori vimos a necessidade de sensibilizar e mobilizar o contexto escolar para juntos realizarmos este movimento significativo para nossa realidade, pois quando as ações são vivenciadas de formas partilhadas à responsabilidade passa a ser de todos os envolvidos.
Para esta revitalização buscamos aprimorar de Fundamentos Teóricos Legais, Programas nacionais que calquem esta prática. Planejamos ações significativas e sistematizadas, assim como: encontros formativos, seminários, mesa redonda mediada por conselheiros do conselho, pois objetivamos inserir no processo as especificidades focada numa aprendizagem de qualidade para os agentes envolvidos do conselho e atender as expectativas de partilhar o processo de revitalização.
 Esses encontros serão agendados dentro de um cronograma que atenda a realidade do nosso grupo, pois temos consciência que processos de construção requerem disponibilidade compromisso e tempo.
 Assim sendo, juntos, comunidade, equipe gestora, e todo o corpo docente e discente, almejamos construir uma escola de qualidade que possa formar pessoas capazes de empreender novos desafios, contribuindo com idéias inovadoras para o futuro dessa comunidade e conseqüentemente desse país.